Informações gerais

Você que é aluno ENADE 2018, VALORIZE SEU DIPLOMA!!!

 

A sua participação e o seu esforço no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes e no preenchimento do Questionário do Estudante, volta para você como um reconhecimento no seu diploma, qualificando o seu currículo e aumentando suas oportunidades no mercado de trabalho.

ENADE é realizado todos os anos, entretanto cada grupo de cursos obedece a um ciclo trienal e neste ano de 2018 o curso de Administração faz parte do ciclo avaliativo, por isso é bom dar uma conferida nas informações. Veja o que é o ENADE, quem deve participar e como se inscrever, além de outros detalhes muito importantes.

Boa Leitura!!

 

O que é o Enade?

 O Exame Nacional Desempenho de Estudantes é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho do estudante e um Questionário do Estudante. É um dos instrumentos de avaliação, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que avalia o rendimento acadêmico dos alunos concluintes em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

De acordo com a legislação, devem ser inscritos no Exame os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos de graduação avaliados na edição.

O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar. A aplicação do Enade tem periodicidade trienal para cada área do conhecimento.

 

Quais os Objetivos?

O objetivo do ENADE é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

 

Quem deve ser inscrito?

Os Estudantes Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano da edição do Enade, e que estejam devidamente matriculados e que tenham de 0% (zero por cento) a 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018.

Os Estudantes Concluintes: aqueles que tenham expectativa de conclusão de curso até julho de 2019 ou que tenham cumprido 80% (oitenta por cento) ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2018.

 

Sobre os resultados

Os resultados do ENADE, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

 

Para mais informações sobre o ENADE, CLIQUE AQUI:

 

http://portal.inep.gov.br/web/guest/enade