Parceria entre UNICA e Sicredi faz formação cooperativista

Uma parceria de mais de quatro anos entre a Faculdade UNICA (União de Ensino Superior de Cafelândia) e o Sicredi Nossa Terra de Cafelândia formaram mais 150 alunos, através do ‘Programa Crescer’. A última turma foi formada nessa quinta-feira (16), para o primeiro ano do Curso de Administração.

Entenda o Programa Crescer

O Programa Crescer é o Programa de Formação Cooperativa do Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi. Com milhares de associados e mais de mil pontos de atendimento. O Sicredi busca difundir a cultura da cooperação, acreditando que é essencial criar condições para que os cidadãos possam capacitar-se e crescer.
O Programa Crescer visa promover a compreensão sobre o funcionamento das sociedades cooperativas, especialmente as cooperativas de crédito integrantes  do Sicredi.
Para difundir esses conhecimentos, foram planejados dois percursos de aprendizagem, com conteúdo organizado por rotas temáticas: Percurso 1 – Contribuindo para o crescimento coletivo e Percurso 2 – Compartilhando decisões e resultados.

Objetivo

O objetivo geral do programa é qualificar a participação dos associados na gestão e no desenvolvimento da cooperativa. Que são:

– Contribuir para que os associados e os coordenadores de núcleo participem efetivamente da gestão da cooperativa de crédito;

– Propiciar o desenvolvimento pessoal para o exercício das atividades na cooperativa e na sua atividade profissional;

– Formar novas lideranças no processo de difusão das sociedades cooperativas;

– Propiciar que um maior número de pessoas participe da construção de novas formas de empreender.

Quem pode participar

O Programa Crescer é destinado para associados e comunidade em geral.O Gerente do Sicredi Nossa Terra de Cafelândia, Flavio Rodrigo Schmitz, destacou os resultados positivos de vários anos de parceria;

“Nós trabalhamos com todos os alunos da Faculdade UNICA, sendo que trabalhamos este projeto com os primeiros anos. O Programa Crescer é uma oportunidade de gerar e agregar conhecimento pessoal e curricular sobre o cooperativismo. Hoje estamos à frente do cooperativismo, mas pensando em um futuro, muitos jovens podem se desenvolver para também trabalhar neste seguimento que é muito importante para o desenvolvimento de toda comunidade local e regional”, afirma Flavio.

“Para o coordenador do Curso, o Doutor, Paulo Cesar Dondoni, essa parceria é muito bem-vinda, todos os anos esperamos a Cooperativa Sicredi para realizar este trabalho com os primeiros anos. Nossa região é rodeada pelo cooperativismo, precisamos de bons gestores que entendam de cooperativismo, e o Sicredi vem fazendo um excelente trabalho conosco, os alunos saem satisfeitos com a formação, ressalta, o coordenador”.