Na Faculdade de Cafelândia (FAC) desenvolve-se a autoavaliação institucional desde o início das suas atividades acadêmicas em 2004. Com os novos moldes propostos pelo SINAES, a comissão coordenadora do processo de autoavaliação da instituição passa por mudanças na sua estrutura, composição e funcionamento. O formato da autoavaliação também passa por mudanças, e desde 2005 vem sendo constantemente avaliado e aprimorado, visto que a CPA da Faculdade de Cafelândia tem por missão: “Formar profissionais, éticos, críticos e agentes transformadores da sociedade”
De acordo com a missão institucional e objetivos da faculdade, desde a estruturação da CPA até a operacionalização da proposta de autoavaliação institucional em todas as suas etapas (preparação, desenvolvimento e consolidação), há a participação ativa e concreta de todos os segmentos que compõem a comunidade acadêmica e representatividades da comunidade externa.
Princípios da autoavaliação institucional
Objetivos da autoavaliação institucional
O processo de autoavaliação institucional da FAC reconhecendo o caráter regulatório do SINAES, propõe um processo avaliativo diagnóstico, formativo e regulatório que tem por desígnio o perfil institucional e o significado interno de sua atuação, por meio de seus objetivos:
Eixos da autoavaliação
A operacionalização da autoavaliação
A operacionalização da autoavaliação na Faculdade de Cafelândia se dá a partir das dimensões. Os indicadores de autoavaliação estão especificados nos instrumentos de autoavaliação (principalmente, questionários) respondidos por todos os segmentos da comunidade acadêmica. O procedimento de coleta de dados da CPA à partir de 2014 foi totalmente automatizado. Houve a reformulação do questionário, adaptando à realidade da instituição e a implementação do Formulário Online, em que os acadêmicos responderam diretamente na Web. A interpretação e análise dos resultados sistematizados são realizadas pela CPA, culminando com a elaboração de relatórios e parecer conclusivo a ser encaminhado aos órgãos colegiados e equipe gestora da instituição.
A Metodologia da autoavaliação
O eixo norteador da autoavaliação na Faculdade de Cafelândia repousa na reflexão sobre a missão, os objetivos e as políticas institucionais, bem como seus programas estruturados no PDI, e o que vem, de fato, se realizando no âmbito acadêmico local. Para tanto, utilizam-se dois instrumentais a serem detalhados no próximo item: Coleta de informações primárias (questionários respondidos pela comunidade acadêmica) e Coleta de informações secundárias (relatórios e documentos institucionais diversos).A primeira modalidade de informações remete para a experiência pessoal de cada um na vivência institucional da Faculdade de Cafelândia, a fim de identificar os graus de satisfação ou insatisfação em relação aos indicadores ou questões em avaliação. A satisfação é indicada pelos conceitos: Muito satisfeito, satisfeito, regular, insatisfeito, muito insatisfeito e desconheço. Também é apresentada a opção de resposta desconheço para que o respondente possa indicar o não conhecimento do item avaliado.
Essas informações são coletadas por meio de questionários específicos para cada segmento da comunidade acadêmica (docentes, discentes e corpo técnico e administrativo), com questões objetivas e espaço para texto descritivo que permitiram tecer comentários e/ou sugestões.
As informações secundárias são obtidas no Sistema Acadêmico (SAGRES) utilizado pela IES, e em seminários para discussão dos resultados com a comunidade acadêmica.
Os agentes do processo
Toda comunidade acadêmica será envolvida e convidada a participar do processo de autoavaliação institucional, sendo composta por:
As etapas do processo
A autoavaliação institucional da Faculdade de Cafelândia conta com a participação dos agentes citados no item anterior, sendo: preparação, desenvolvimento e consolidação.
Interpretação, análise e tratamento dos dados
A interpretação dos dados é realizada pela CPA, posterior à aplicação do questionário online, elaboração dos gráficos que são apresentados em seminários/assembleias junto à comunidade interna para apresentação dos resultados sistematizados. Os resultados são interpretados com os segmentos a que se referem e desta interpretação resulta novos comentários e informações sistematizadas pela CPA que vem a confirmar, complementar ou corrigir as informações inicialmente obtidas com os questionários.
De posse dos relatórios parciais e das discussões resultantes dos seminários/assembleias, a CPA procede à análise dos resultados, elaboração de um plano de ação, a elaboração do relatório final de autoavaliação e o parecer conclusivo a ser encaminhado aos órgãos colegiados e equipe gestora da IES.
A Portaria nº 2.051/2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do SINAES, define que a CPA deve contar com a presença de todos os segmentos da comunidade acadêmica: Docentes, Discentes, Técnicos Administrativos, Comunidade – Sociedade Civil Organizada.
MEMBROS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO 2018